Coronavírus: cientista avisa que Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas terão massacre

Sem o distanciamento social fica muito mais fácil ser infectado pelo novo coronavírus.

PUBLICIDADE

Cientistas de universidades em São Paulo fizeram uma triste constatação sobre o que poderá acontecer em algumas cidades brasileiras que reduziram o distanciamento social justamente quando há um aumento no número de casos infectados pelo novo coronavírus. 

Domingos Alves, que é especialista em modelagem computacional e faz parte do portal Covid-19 Brasil, deu uma entrevista para O Globo e explicou que estão sendo feitas algumas projeções tendo como base os números oficiais, levando em consideração também as taxas de crescimento de casos confirmados nas cidades onde o distanciamento social foi afrouxado.

Para os pesquisadores, se o percentual do distanciamento social em São Paulo cair para 25%, dentro de dez dias serão mais de 11 mil novos casos com cerca de 56 mil internações.

Mesmo assim o estado continua se preparando para a abertura parcial das atividades econômicas e retomada gradativa da economia.

Isso esgotará os leitos disponíveis e levará ao caos. O único distanciamento que vemos neste momento é aquele entre o que falam governadores e prefeitos e o que dizem os comitês científicos que os assessoram. Os estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e Amazonas terão um massacre“, explicou Alves.

Esse grupo de pesquisadores fez algumas análises e mostraram que atualmente a curva de crescimento do Brasil é a que mais acelera em todo o mundo, além de ser a única que após o 50º dia depois do início da pandemia, continua em alta.

O Brasil registrou nesta última terça-feira mais um recorde de óbitos em decorrência do novo coronavírus no período de 24 horas, de acordo com dados apresentados pelo Ministério da Saúde.