Lembra do Tapa na Pantera? Maria Alice Vergueiro, atriz protagonista, morre aos 85 anos

A artista deixa para a cultura brasileira uma memorável construção, sobretudo para o engradecimento do teatro nacional.

PUBLICIDADE

Faleceu em São Paulo na manhã desta terça-feira (3) a atriz e diretora de teatro Maria Alice Vergueiro. Ela ficou muito conhecida na internet brasileira após viralizar com o curta-metragem de ficção Tapa na Pantera, direção de Esmir Filho. A artista estava com 85 anos de idade, e passou os últimos dias sob internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

A longa trajetória de Maria Alice Vergueiro transformou o seu currículo em um dos mais ricos da classe artística do país. Foram ao menos cinco décadas dedicadas ao teatro, do qual era considerada uma das Damas. 

Dentre as peças mais emblemáticas das quais atuou, incluem-se Rei da Vela (1967), Galileu Galilei (1975) e A Ópera do Malandro (1978). Pelas redes sociais, vários amigos e familiares fizeram suas despedidas pessoais, recordando um pouco da trajetória de sucesso de Maria Alice.

Ivam Cabral, dramaturgo, integrante do grupo Satyros e amigo de Maria Alice, foi um dos companheiros a utilizar das redes sociais para dar as suas últimas homenagens. O artista afirma que a cultura brasileira perdeu um dos seus maiores expoentes, uma vez que Maria Alice leva consigo em seu caixão todos os seus icônicos personagens. “É triste porque é muita gente importante na história do teatro indo embora ao mesmo tempo“, iniciou.

Em entrevista concedida ao jornal Extra, Ivam prossegue recordando da importância de Maria Alice para o teatro brasileiro. Ela não se deixou levar pelo luxo da carreira televisa, mantendo-se fiel aos palcos, para os quais desenvolveu uma série de pesquisas que muito engradeceram a cultura nacional.