Sergio Moro escreve artigo histórico em O Globo e o que diz de Bolsonaro gera polêmica

Ex-ministro do governo Bolsonaro escreveu artigo criticando populismo.

PUBLICIDADE

Sergio Fernando Moro. O nome que assina o artigo “Contra o populismo” em o Globo desta quarta-feira (3) é muito conhecido por todos os bolsonaristas. O ex-juiz federal Sergio Moro ficou nacionalmente famoso por sua atuação na Operação Lava Jato. A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o ápice.

No fim de 2018, após a eleição de Jair Bolsonaro como presidente da República, Moro foi convidado para ocupar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Muitos bolsonaristas comemoram o convite e posterior aceitação para ocupar o cargo.

Sergio Moro deixou o governo no fim de abril e desde então a relação entre ele e Bolsonaro não é nada boa. No artigo escrito para O Globo, nesta quarta, Moro não cita o nome de Jair Bolsonaro, mas crítica o presidente de forma direta. Em determinado trecho do artigo, Moro afirma que o populismo, com lampejos autoritários, está escancarado.

Para deixar claro que estava falando do atual presidente, Moro crítica “interferências arbitrárias” em determinados órgãos e cita como exemplos a retirada de radares das rodovias federais, um desejo que Bolsonaro expôs para todo o Brasil mais de uma vez.

Moro também criticou todo o tipo de populismo, seja de direita ou de esquerda, e afirmou que não vê problema na presença de militares no governo. “Não há espaço, porém, para ameaçar o país invocando falso apoio das Forças Armadas para aventuras”, afirmou o ex-juiz.

Por fim, Moro termina dizendo que o governo ainda tem tempo para se recuperar. “Mas precisa começar, já que a crise é grave e não permite perder mais tempo do que já foi perdido”, finalizou o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública. No Twitter, Moro postou o link para o texto e muitos internautas reagiram, alguns fazendo elogios, outros o criticaram.