Vem aí o ‘torpedo do Juízo Final’, que terá alto poder de destruição

Especialistas do mundo todo estão preocupados com as manobras realizadas pela Rússia.

PUBLICIDADE

A Rússia está quase pronta para realizar o primeiro teste com o ‘torpedo do Juízo Final’, que é o drone submarino Poseidon, o que vem preocupando especialistas do mundo todo.

Desde 2015 que a Rússia vem desenvolvendo essa poderosa arma que agora está no mar realizando alguns ensaios e até o final deste ano já deverá estar pronto para ser lançado de um submarino.

Putin ficou a bordo de um cruzador para acompanhar de perto o exercício que foi realizado no mar Negro. Na semana passada a notícia do torpedo do Juízo Final começou a circular na imprensa e chamou a atenção de pessoas do mundo inteiro, porém, ainda não há uma declaração oficial do Ministério da Defesa.

Mas analistas garantem que esta arma é real, inclusive o especialista em sistemas navais em Moscou, Ivan Barabanov, disse que a arma foi aprovada em todos os testes, inclusive aqueles mais críticos e que a pandemia do novo coronavírus não afetou o cronograma.

Esta arma é como se fosse um enorme torpedo, medindo 24 metros, sendo movido por um reator nuclear e que chega a alcançar até 10 mil km, segundo o próprio Putin informou.

A velocidade máxima chega a 130 km/h, ou seja, o dobro do que os submarinos nucleares conseguem alcançar.

Mas o que causa preocupação é a carga desta arma e a forma como ela pode ser empregada. O Poseidon pode levar uma ogiva nuclear de 2 megatons, um feito que poucos mísseis conseguem até o momento.

E o programa de armas da Rússia continua trazendo perigosas novidades para o mundo, como o míssil Kijal e também o planador Avangard. São novas preocupações para os países que já enfrentam a terrível pandemia do novo coronavírus.