Novo remédio contra coronavírus será disponibilizado a partir da próxima semana

O mundo aguarda por um medicamento que seja capaz de barrar o avanço da pandemia.

PUBLICIDADE

A Rússia passará a disponibilizar, a partir da próxima semana, o Avifavir, o primeiro medicamento aprovado pelo país contra o novo coronavírus. A expectativa é de que o sistema de saúde consiga retomar a capacidade anterior à pandemia e que a economia volte à normalidade.

O CEO do Fundo Russo de Investimento Direto, Kirill Dmitriev, explicou que o Avifavir é um antiviral que poderá tirar a Rússia da atual crise; e o medicamento já começaria a ser prescrito aos contaminados a partir de quinta-feira, dia 11 de junho.

Genericamente, o Avifavir é conhecido por favipiravir, sendo que, no Japão, leva o nome de Avigan. Essa droga também se tornou a aposta dos japoneses contra o novo coronavírus, sendo desenvolvida pelo departamento de saúde da Fujifilm Holdings.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, teceu elogios ao medicamento e autorizou um investimento equivalente a 128 milhões de dólares para que pudesse continuar sendo desenvolvido. Mas é bom ressaltar que o governo japonês ainda não aprovou a droga.

Neste último sábado (30), o Avifavir já apareceu entre os medicamentos aprovados e foram realizados testes clínicos com mais de 300 pacientes infectados pelo novo coronavírus. A maioria apresentou bons resultados depois de quatro dias.

Na próxima semana, esses testes com o Avifavir devem ser concluídos, mas o Ministério da Saúde da Rússia se antecipou, aprovando a droga que já está sendo produzida.

Apesar da expectativa em relação a esse medicamento, até agora a Covid-19 não tem nenhum tratamento que seja 100% eficaz. Uma vacina também não foi criada, apesar de vários projetos continuarem em andamento em diversos países.