Coronavírus: maioria dos médicos acredita que a pior fase dessa pandemia está por vir

Profissionais da área de saúde estão se preparando para uma fase ainda mais crítica.

PUBLICIDADE

A APM – Associação Paulista de Medicina, realizou um estudo e foi constatado que 84,5% dos médicos acreditam que a pior fase da pandemia causada pelo novo coronavírus ainda está por vir.

Esse estudo também mostra que 96,6% admitem que poderá faltar profissionais na área da saúde para atender a todos os infectados pela Covid-19, enquanto a doença avança por todo país.

A pesquisa foi realizada no mês passado com 2.808 médicos de todo o Brasil, sendo que a maioria atende no estado de São Paulo e já estão enfrentando uma série de problemas, como falta de equipamentos, EPIs, além do estresse e cansaço.

E um dos pontos mais alarmantes desta pesquisa é que 64% dos médicos disseram que estão trabalhando na linha de frente, mas até hoje não foram testados para Covid-19. Em São Paulo, 58,5% dos profissionais alegam que já ficaram sabendo de alguns casos de violência contra colegas da área de saúde.

Boa parte destes profissionais reclamou da falta de testes para os pacientes que chegam aos hospitais com sintomas do novo coronavírus. Mais de 30% dos médicos que participaram desta pesquisa revelaram que está faltando até equipamentos básicos de proteção para quem atua na linha de frente.

A maioria encontra-se apreensiva, pessimista e muitos já estão deprimidos e até mesmo revoltados com a situação.

O esgotamento psicológico acaba prejudicando a todos porque médicos e demais profissionais da área de saúde se esforçam ao máximo para salvarem vidas, mas a falta de teste e equipamentos necessários acaba impedindo que o trabalho possa ser realizado com êxito.