O mistério dos ‘disseminadores silenciosos’, pessoas que espalham o novo coronavírus

Cientistas querem descobrir quem são as pessoas que se encaixam nesta categoria para fazer algo a respeito.

PUBLICIDADE

Para tentar reduzir o avanço da pandemia do novo coronavírus, cientistas então buscando uma forma de descobrir quem são as pessoas que estão infectadas, mas não apresentam sintomas da doença. É que eles se tornam ‘disseminadores silenciosos’ da Covid-19.

Os pesquisadores acreditam que é de fundamental importância descobrir quem e quantas são as pessoas que estão nesta categoria para que algo possa ser feito, já que elas estão disseminando o vírus de forma silenciosa e agravando ainda mais a situação.

Os cientistas citam o exemplo de uma missa celebrada em Cingapura, onde os fiéis jamais imaginaram que acabaram sendo infectados pelo novo coronavírus. Um casal chinês foi a esta missa, eles chegaram da China naquele mesmo dia e não apresentavam sintomas da Covid-19.

Três dias após a missa, a mulher chinesa começou a apresentar os sintomas da doença e dois dias depois o marido dela também começou a tossir e apresentar outros sinais, deixando claro que ambos estavam infectados.

Os médicos da região ficaram confusos porque três moradores da cidade ficaram doentes, mas aparentemente não tiveram contato com nenhum infectado. Depois foram descobrir que pessoas, sem apresentar sintomas, estavam infectando as demais.

O casal chinês estava infectado, mas como não apresentavam sintomas, contaminaram toda comunidade. Os cientistas estão preocupados porque o vírus é invisível, silencioso e pode ser transmitido até por quem não apresenta sintomas.

Diante disso, resta a todos continuarem mantendo o isolamento social e quando tiverem que sair de casa, que tomem todos os cuidados, não levando as mãos ao rosto e chegando em casa fazer a desinfecção de forma correta.