Brasil usa vírus da gripe e até bactérias para tentar criar vacina contra o coronavírus

Uma vacina capaz de barrar a Covid-19 é tudo que o mundo precisa para retomar a vida normal.

PUBLICIDADE

No mundo inteiro há cientistas empenhados na produção de uma vacina que seja capaz de barrar o novo coronavírus, e aqui no Brasil não é diferente.

Pesquisadores brasileiros das mais variadas instituições estão trabalhando para a produção de uma vacina nacional que seja capaz de proteger as pessoas contra a Covid-19.

E para que o Brasil possa chegar à tão sonhada vacina, os cientistas estão testando vários vírus causadores da gripe e até mesmo o mecanismo utilizado pelas bactérias para enganarem o sistema imune.

O Instituto Butantan está seguindo justamente esta estratégia e tem concentrado seus esforços na busca de uma solução rápida e não tão cara. As bactérias quando começam a agir no organismo liberam algumas vesículas, que são constituídas por suas próprias membranas externas. É graças a esta ação que as bactérias conseguem driblar o sistema imunológico humano.

“A gente quer acoplar a proteína do coronavírus na superfície dessas vesículas, assim, estamos fingindo ser o vírus”, explicou Luciana Cerqueira Leite, que é uma das pesquisadoras do Instituto Butantan.

Luciana disse que esse projeto consegue aumentar em 100 vezes a produção de anticorpos e que traz outros benefícios, como a capacidade de estimular a ação de células de defesa.

Para produzir a vacina contra a esquistossomose foi realizado todo este processo, por isso o instituto já está com metade do projeto praticamente concluído. Quando a vacina ficar pronta será testada primeiramente em camundongos para que possa verificar não só sua eficácia, como também a segurança.