Com medo de novo surto do coronavírus no Brasil, China mandou empresas estocarem alimentos

O mundo já se preocupa com o futuro do Brasil, que segue na batalha para acabar com a Covid-19.

PUBLICIDADE

Uma decisão da China fez aumentar ainda mais a preocupação em relação ao Brasil por causa da pandemia do novo coronavírus. É que a China solicitou às empresas de comércio e também processadoras de alimentos que aumentem os estoques de alimento, principalmente de grãos e oleaginosas. Isso acontece porque os chineses estão com medo de que uma segunda onda do novo coronavírus atinja o Brasil e as taxas de infecção acabem se agravando.

Os produtores de alimentos na China foram orientados a comprar um maior volume de soja, milho e também de óleo de soja, elevando os estoques. Essa orientação foi dada durante uma conversa com o Ministério do Comércio da China, pois existe o receio de que seja preciso fechar os portos no Brasil ou até mesmo reduzir os embarques.

Existe possibilidade de um colapso no fornecimento devido às infecções por coronavírus. Por exemplo, um porto de origem ou destino pode fechar“, explicou um dos maiores processadores de alimentos na China.

O Brasil é o principal fornecedor de soja da China e as empresas por lá já perceberam que a situação dos brasileiros não vai nada bem. Vários países, além da China, estão olhando para o Brasil com certa preocupação, uma vez que o país tem apresentado cada vez mais números de casos confirmados de contágio e também de mortes.

Enquanto outros países começam a vencer a batalha contra o novo coronavírus e registram menos casos de infectados, o Brasil vai justamente no caminho inverso.

Em meio a tudo isso, vários estados já autorizaram o retorno gradativo do comércio e outras atividades, o que para muitos servirá para piorar ainda mais a situação por causa do novo coronavírus, enquanto outros acreditam que essa é a forma de se salvar a economia e evitar um mal ainda pior.