Coronavírus: estudo mostra qual é o sintoma mais comum da Covid-19; muitos estão sentindo

Os pesquisadores colheram dados em quase vinte hospitais pela Europa antes de chegarem a uma conclusão.

PUBLICIDADE

A revista científica Annals of Internal Medicine publicou, no dia 26 de maio, um estudo realizado com 2.013 pacientes. O estudo foi realizado entre os meses de março e abril, em 18 hospitais europeus. Este estudo apontou que o sintoma mais comum da Covid-19 seria a perda do olfato.

Do total de pacientes que participaram deste estudo, 87% apresentaram estado leve a moderado do coronavírus, tendo alguns deles relatado a perda parcial ou total do olfato. Outros 56%, no entanto,  relataram problemas em relação ao paladar, no que se refere a sentir os gostos dos alimentos.

Os pesquisadores perceberam também que neste grupo a Covid-19 durou em média 11 dias, lembrando que toda análise foi feita através de um questionário digital. Apesar da perda de olfato ser o sintoma mais comum entre os infectados, há vários outros relatos.

Nesta pesquisa, 70,1% relataram sentir fortes dores de cabeça, 31,8% tiveram dores musculares, 58,4% enfrentaram tosse insistente, 47,5% perderam o apetite, 45,2% sofreram com a falta de ar, 42,3% sentiram dores abdominais e apresentaram diarreia, enquanto 40,6% tiveram febre moderada.

Especialistas do Hospital Universitário Donostia, na Espanha, e também do Centro Hospitalar da Universidade de Saint-Pierre, na Bélgica, participaram desta pesquisa.

No início da pandemia, chegou a ser comunicado que os sintomas da Covid-19 seriam parecidos com o de uma gripe, e para a pessoa saber se deveria ir ao hospital era só observar se haveria falta de ar, um indicativo de que estaria com o novo coronavírus.