Congo declara surto de ebola enquanto enfrenta coronavírus e sarampo

A República Democrática do Congo está com um novo e grave problema para resolver.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (01), a República Democrática do Congo declarou novo surto de ebola e a situação já foi relatada à Organização Mundial de Saúde. Conforme autoridades locais, pelo menos 6 casos da doença já foram confirmados, sendo que quatro pacientes vieram a óbito.

Os novos casos estão sendo registrados na província de Équateur, que fica a noroeste do país. O Congo que já vem enfrentando a pandemia causada pelo novo coronavírus, ainda tem um surto de sarampo, que é considerado o maior do mundo.

O leste do país está chegando ao final de um surto de ebola e poderá ter que enfrentar outro muito em breve, informou a OMS.

Surto de ebola no Congo

Isso é um lembrete de que a Covid-19 não é a única ameaça de saúde que as pessoas enfrentam“, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, que é o diretor geral da Organização Mundial da Saúde.

Segundo Tedros, a atenção do mundo está voltada para o novo coronavírus, mas a OMS segue com o monitoramento de todas as doenças para que possa responder rapidamente às emergências de saúde.

De maio a julho de 2018, Mbandaka enfrento um surto de ebola que deixou 33 mortos. Esse novo surto é o 11º na República Democrática do Congo desde que o vírus foi descoberto na década de 70.

Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para a África, explicou que este é um momento desafiador, só que a instituição trabalhou muito nestes últimos dois anos junto às autoridades de saúde na região para fortalecer o poder de responder rapidamente e com eficácia a surtos como estes, para tentar evitar que o pior aconteça.