OMS afirma que Brasil ainda não enfrentou o pior da pandemia do novo coronavírus

Para a agência, o coronavírus está avançando em alta velocidade por todo o país e isso precisa mudar rapidamente.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, dia 1º de junho, Michael Ryan, que é diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde, deu uma notícia pra lá de preocupante para os brasileiros.

É que por aqui, muitos estados começaram a afrouxar o isolamento social, mas para o executivo da OMS, o pior lado desta pandemia causada pelo novo coronavírus ainda chegará ao Brasil.

Ryan explicou que o Brasil, assim como outros países da América Central e do Sul, se encontra entre os que registram hoje os maiores aumentos diários de casos confirmados e que a transmissão está fora de controle.

Claramente, a situação em alguns países sul-americanos está longe da estabilidade. Houve um crescimento rápido dos casos e os sistemas de saúde estão sob pressão“, disse o executivo da OMS.

Para Ryan, o pico do contágio está se aproximando, mas que não é possível precisar quando isto acontecerá, porém, não deve demorar muito e o país poderá enfrentar momentos bem mais difíceis do que já viveu até agora.

O Brasil está em um momento crítico, onde o novo coronavírus pode causar um colapso no sistema de saúde, sendo que muitos hospitais estão com suas UTIs quase que totalmente ocupadas.

Atualmente, somente os Estados Unidos tem mais caso confirmado de Covid-19 do que o Brasil. E por aqui ainda tem o grande problema da falta de testes, pois muitas pessoas estão morrendo vítima da doença, mas como não há confirmação, os números acabam não representando a real situação do país.

Apesar de muitos estados começarem a liberar o funcionamento do comércio, a ordem ainda é para que todos continuem tomando muito cuidado, já que até hoje não existe uma vacina capaz de proteger as pessoas do novo coronavírus.