A solução para lentes embaçadas pelo uso de máscara

Dicas fáceis e baratas para evitar que seus óculos fiquem embaçados com o uso da máscara.

PUBLICIDADE

O uso da máscara e do álcool em gel é de vital importância para amenizar os riscos de contágio do coronavírus. Mas uma parte da população tem sofrido com essa necessidade. Quem usa óculos sabe o quanto é chato ver suas lentes embaçadas. Para ajudar nisso, especialistas desenvolveram métodos para evitar que suas lentes embacem.

Solução para lentes embaçadas pelo uso da máscara

Os óculos embaçam pelo seguinte motivo: o calor da respiração sai da máscara pelas frestas e encontra a superfície fria dos óculos, esse fenômeno causa as irritantes gotículas de água, que impedem a visão. Se você usa máscara descartável, a solução é bem simples: basta apertar o pedaço de metal, que fica acima do nariz, sobre a face. Assim diminiu o vapor quente da respiração em direção a seus olhos, evitando o embaçamento dos óculos.

Se você usa máscara de pano, basta apertar o elástico a ponto do objeto ficar totalmente colado ao rosto. Assim, o vapor também não terá força para passar e os óculos ficam intactos. Outra opção é manter os óculos limpos, especialistas recomendam a lavagem do objeto com água corrente e sabão neutro. Vale lembrar que é necessário que os óculos sequem naturalmente, assim ele ficará livre da umidade durante a respiração.

Se nenhum dos truques anteriores funcionar, pegue uma fita dupla face, coloque na parte superior do rosto e cole a máscara na fita. Assim, o rosto fica colado na máscara, evitando a passagem de vapor para os óculos.

Você não gasta nada com essas dicas

Uma dica que tem circulado pela Internet e, segundo os oftalmologistas, funciona, é passar suavemente sabão neutro (de lavar roupa) em barra, sobre as lentes. Depois, é necessário passar um pano limpo para tirar o excesso de sabão. Esse procedimento gera uma resina que impede as gotículas de vapor de grudarem na superfície.