Jornalista da Globo, líder de movimento negro, é ferido durante protesto no Rio de Janeiro

Por meio de suas redes sociais, Marcos Luca Valentim transmitia ao vivo o protesto.

PUBLICIDADE

O jornalista Marcos Luca Valentim, funcionário do grupo Globosat, foi ferido durante manifestações realizadas neste domingo (31) no Rio de Janeiro. Ele é líder do movimento intitulado Diáspora, composto por funcionários negros da Globo, e que possui apoio da emissora. A principal luta do grupo é a favor do reconhecimento de seus direitos e garantias.

De acordo com o relato do profissional, ele estava a caminho do Palácio Guanabara neste domingo, durante atos que estavam sendo realizados no bairro das Laranjeiras, Zona Sul da capital fluminense. Em determinado momento, acabou sendo ferido na região do braço.

Os organizadores da manifestação marchavam sob o lema “Vidas negras importam”. Sem abandonar a vocação jornalística, o rapaz transmitia o evento ao vivo a partir de suas redes sociais, relatando aos seguidores cada passo dos protestos.

O fato que mais contribuiu para eclosão do movimento social foi a morte da criança negra João Pedro, no último dia 19. O menino teria sido baleado por disparos de arma de fogo de calibre compatível com o utilizado pelos policiais militares do Rio de Janeiro, que faziam uma operação contra o tráfico de drogas em uma das comunidades da capital.

Por meio de suas redes, o jornalista expôs para os seguidores uma foto do machucado ocorrido em seu braço, ainda com marcas de sangue e um curativo. Até o momento ele não se pronunciou novamente sobre o caso, e não deu esclarecimentos de como o ferimento foi desencadeado. O Grupo Globo, para o qual trabalha, também não se manifestou sobre o assunto.