Medicamento pra doença reumática é testado contra o coronavírus e tem resultados positivos

Cientistas do mundo todo continuam buscando um medicamento capaz de barrar a Covid-19.

PUBLICIDADE

No mundo todo, cientistas estão travando uma batalha contra o tempo na tentativa de encontrarem um medicamento que seja realmente eficiente contra o novo coronavírus. e o medicamento anakinra começou a ser testado, vindo a apresentar resultados ‘encorajadores’.

O anakinra já é indicado para tratar doenças reumáticas e pode vir a ser usado contra formas graves da Covid-19. Esse remédio teria bons resultados quando usado para reduzir o risco de morte e também a necessidade de respiração artificial, segundo mostrou um estudo francês divulgado neste último sábado, dia 30 de maio.

A revista The Lancet Rheumatology publicou esse estudo, onde o reumatologista Randy Cron comentou: “Redução significativa da mortalidade associada ao uso de anakirna contra a covid-19 neste estudo é encorajadora“.

Esse reumatologista da Universidade do Alabama, Estados Unidos, ainda destacou o fato deste medicamento ter ‘perfil de segurança favorável’, pois geralmente é prescrito no tratamento de artrite reumatoide.

A meta desse medicamento seria para combater a ‘tempestade de citocina’, que se trata de uma reação inflamatória totalmente descontrolada que aparece de forma bem mais grave de pneumonia por Covid-19. É essa reação que acaba causando a SDRA – síndrome do desconforto respiratório agudo.

Nesse caso os pulmões já não conseguem fornecer oxigênio suficiente aos órgãos vitais, então os médicos precisam agir rapidamente porque o paciente precisará contar com ventilação artificial.

Mas esse medicamento continuará passando por testes e os cientistas esperam que ele possa ser mais uma arma a ser usada na guerra contra o coronavírus.