Covid-19: puxar a máscara para o queixo eleva o risco de contágio da doença

Muitas pessoas cometem um erro crucial que pode transformar a máscara em foco de contágio em vez de uma proteção.

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus mudou completamente a rotina da população. Uma das medidas para evitar a contaminação do vírus é o uso das máscaras. A orientação é que toda população deve usar o acessório, inclusive em algumas cidades do país o uso é obrigatório, principalmente em locais com grande circulação de pessoas.

Por isso, já é comum encontrar pessoas usando o item, mas algumas acabam fazendo da forma errada. Ao invés de servir para proteção, o uso incorreto da máscara pode acabar sendo foco de contágio da doença. O erro crucial que muitos tem cometido é puxar o tecido da máscara para a região do queixo na hora de falar, comer ou até para tocar o rosto por algum motivo.

Em diversas regiões do país, assim como em outras localidades do mundo, o uso do acessório de proteção se tornou imprescindível para combater a proliferação da Covid-19. Muitas pessoas não tinham hábito de usar as máscaras e estão se adaptando agora. Por esse motivo, a criação deste hábito tem sido marcado por muitos erros.

E um desses erros é puxar a máscara para o queixo. Quando se faz isso acaba descobrindo a boca e o nariz. Pode até parecer algo inofensivo, mas faz com que o acessório perca a sua eficiência e não cumpra a proteção devida, permitindo que o indivíduo fique exposto à contaminação do vírus.

Especialistas afirmam que não se deve tocar na máscara durante o seu uso. Se isso acontecer, o indicado é que a troca seja realizada, já que ela perdeu a barreira protetora. A máscara funciona como um filtro que protege evitando que as bactérias e vírus que estão em suspensão no ar entrem pelas mucosas.

Portanto, a forma correta de usar a máscara é protegendo o nariz, boca e o queixo. Não se deve colocar no queixo de forma alguma e caso isso aconteça, o certo é fazer a troca do acessório.