Coronavírus pode estar com os dias contados: quatro vacinas podem ser produzidas neste ano

O que toda humanidade espera ansiosamente é que uma vacina seja lançada logo para conter a Covid-19.

PUBLICIDADE

Cientistas do mundo todo estão travando uma batalha contra o tempo para criarem uma vacina contra o novo coronavírus. Eles sabem que todo dia morrem milhares de pessoas no mundo todo por causa da Covid-19.

Pelo menos seis promissoras vacinas estão sendo testadas atualmente, sendo que ao menos quatro podem ser produzidas até o final deste ano, porém, dependem ainda de vários testes.

Especialistas alegam que a pandemia terá fim quando pelo menos 60% da população estiver protegida, ou seja, com anticorpos contra o novo coronavírus.

A chegada da vacina proporcionaria ao mundo superar esta grave doença em um curto espaço de tempo e tudo voltaria ao normal.

A OMS – Organização Mundial da Saúde, informou que há 120 pesquisas sendo realizadas para chegar a uma vacina e são diversas tecnologias sendo empregadas.

Pelo menos seis destas vacinas estão na primeira etapa dos estudos clínicos, sendo testadas em humanos. Só que ainda há duas fases pela frente e elas não podem ser dispensadas.

Nunca em momento algum se viu tantas instituições e governos investindo no desenvolvimento de uma vacina. É um negócio fantástico. Todo mundo está com expectativa, ainda que tenha que ter muita cautela“, disse o assessor científico sênior de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Akira Homma.

A empresa Moderna, nos Estados Unidos, informou que oito voluntários foram vacinados e desenvolveram defesas contra o novo coronavírus. A Universidade de Oxford também está desenvolvendo uma vacina que promete ser de baixo custo.

A Pfizer/BioNTech, CanSino, Johnson&Johnso e Sanofi/GSK, também estão avançadas nas pesquisas e podem começar a produzir uma vacina contra a Covid-19 até o fim deste ano.