Especialista explica se mulher que já teve cesárea pode ter parto normal

Essa é uma dúvida frequente de muitas gestantes que pretendem ter o parto normal após uma cesárea.

PUBLICIDADE

A maternidade é um momento muito especial na vida dos pais e familiares. Afinal de contas, todos se alegram com a chegada de uma criança, pois eles sempre trazem muitas alegrias ao ambiente. As mamães de primeira viagem costumam ter muitas dúvidas em relação ao processo gestacional e também aos cuidados da criança.

No entanto, quando a mulher já passou por uma gravidez anterior é normal ter algumas dúvidas, principalmente sobre questões relacionadas ao parto. Geralmente, a mulher costuma acreditar que se já passou por uma cesariana, os próximos filhos que tiver também precisam nascer pelo mesmo tipo de parto.

Essa dúvida tão comum entre as grávidas foi esclarecida por um especialista no assunto. O Doutor Sang Choon Cha, que é ginecologista, afirmou que sim, é possível que a mulher tenha um parto normal apesar de ter sido submetida a uma cesárea.

Porém, um detalhe precisa ser observado, tudo vai depender de quantos filhos a mulher já teve. “Essa máxima vem de muito tempo atrás, de uma época em que pacientes morriam por infecção no parto, tinham dificuldades com cicatrização e não existiam métodos de avaliação do trabalho de parto. Tudo isso já foi solucionado e, atualmente, não há motivos para se preocupar”, explicou o médico.

De acordo com o especialista, a mulher que já tenha sido submetida até duas cesarianas pode ter um parto normal de forma tranquila. Contudo, apesar do terceiro filho, é extremamente importante ter um cuidado maior sobre o assunto. Isso quer dizer que a mulher precisa passar por uma avaliação médica.

O profissional deve avaliar as condições do útero da gestante e ver se ela tem capacidade de suportar um parto normal, já que as paredes do órgão podem estar muito finas. Isso provocaria uma ruptura do útero comprometendo o bem estar da criança.