Mulher morre com Covid-19, mas certidão de óbito diz que foi por pneumonia

Esse caso aconteceu no Rio de Janeiro em um hospital considerado referência no tratamento da doença.

PUBLICIDADE

No hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, Rio de Janeiro, uma mulher de 73 anos veio a óbito no dia 23 deste mês. Ela chegou a passar por um teste que confirmou o que muitos suspeitavam: ela estava com Covid-19. Contudo, na declaração de óbito consta que ela morreu de ‘sepse pulmonar-pneumonia viral’.

Teresa tinha 73 anos e deu entrada na unidade hospitalar no dia 12 de maio. O Ronaldo Gazolla é considerado uma referência no tratamento do novo coronavírus no município, mesmo assim esse erro aponta que o número de pessoas infectadas pela Covid-19 pode ser bem maior do que se imagina.

A família deu uma entrevista ao G1, mas pediu que o nome completo da idosa não fosse revelado. Eles contaram que Teresa fez um exame em um laboratório particular e foi detectado o novo coronavírus.

Apesar de todas estas evidências, a morte dela não foi declarada como decorrente da Covid-19, mas por problemas pulmonares. O G1 foi atrás da Secretaria Municipal de Saúde para entender o que está acontecendo e através de uma nota foi reconhecido o erro, por isso um pedido de desculpa foi feito aos familiares.

Houve, de fato, um erro do médico no preenchimento da Declaração de Óbito, ao descrever as causas da morte, mas não sinalizar que se tratava de caso positivo de covid-19. A direção do Hospital Ronaldo Gazolla pede desculpas à família”, diz o comunicado.

Ainda de acordo com a RioSaúde, a morte de Teresa será contabilizada na relação dos óbito ocasionados pelo novo coronavírus. Familiares contaram que Teresa trabalhava como cuidadora de idosos e apesar dos conselhos para ela ficar em casa e não sair mais, acabou mantendo sua rotina normalmente.

Quando ela apresentou os primeiros sintomas, aí sim ficou em casa e foi acompanhada por um médico, mas como seu quadro piorou, foi levada para uma UPA e depois para o Ronaldo Gazoola, onde veio a óbito após 11 dias.