Coronavírus: Brasil tem mais de mil mortes diárias e problema pode estar apenas começando

A população precisará encontrar uma forma de se proteger melhorar contra esta terrível ameaça.

PUBLICIDADE

Nesta última sexta-feira, dia 29, o Brasil registrou mais de mil novas mortes diárias decorrentes do novo coronavírus pelo quarto dia consecutivo e especialistas alertam que não tem como estimar que o país esteja no pico, ou seja, a situação pode piorar nas próximas semanas.

Nos estados onde a pandemia é mais crítica, como Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Pernambuco, os óbitos pela Covid-19 não devem se estabilizar e a população precisará mudar seus hábitos para conseguir vencer esta guerra.

Há um outro sério problema no Brasil que é a falta de testes para a população, por exemplo, Minas Gerais é apontada como tendo um baixo número de casos em comparação aos demais estados, mas isto não significa que o risco é menor, mas que se sabe muito pouco como está a real situação por lá.

O Rio de Janeiro tem hoje uma das mais altas letalidades e os óbitos dobraram em apenas duas semanas. São Paulo registrou recorde de casos na última quinta-feira (28), e assim a Covid-19 vai avançando por todo país.

Basta observar como estão os óbitos por milhão de habitantes nas duas últimas semanas para chegar à conclusão que a pandemia está em fase de crescimento.

O que chama a atenção em meio a isto tudo é que no momento em que a situação é mais grave, vários estados começam a autorizar a abertura do comércio em geral.

Os governadores alegam que está sendo feita uma abertura cuidadosa, acompanhada de perto e que sendo constatado que a situação piorou, então tudo fecha novamente.

Mas especialistas explicam que esta não é a melhor forma de administrar uma pandemia e que o isolamento social continua sendo a melhor opção no momento.