Será que você está grávida? Sinais do corpo que indicam ter um bebê a caminho

O organismo sofre algumas alterações na gravidez e alguns sinais acontecem dias após a concepção.

PUBLICIDADE

A maioria das mulheres sonha em ser mãe ao longo da vida, porém algumas são pegas de surpresa com a notícia, mesmo que esteja se prevenindo de alguma forma.

Provavelmente, em algum momento da vida ela vai se perguntar se está grávida. A verdade é que o corpo dá sinais de que pode ter um lindo bebezinho a caminho. Afinal de contas, os indícios de uma gestação provocam algumas alterações no organismo.

Para ajudar nisso, esse artigo vai elencar os principais sintomas de uma gravidez, e alguns podem começar a surgir aproximadamente após 12 dias da concepção.

Atraso menstrual

Esse é o indício mais clássico de todos, principalmente se a mulher tem um ciclo regular. O corpo da mulher se prepara todo mês para receber o embrião, mas quando não ocorre a fecundação a camadinha preparada para receber o bebê é eliminada do organismo.

Vômitos e enjoos

Algumas mulheres sofrem bastante com esses sintomas logo nas primeiras semanas depois. Algumas precisam lidar com os enjoos durante o período gestacional inteiro, mas o comum é que dure os três primeiros meses.

Sonolência, intestino preso e sensação de ter estômago cheio

Assim que se alimenta bate aquele soninho difícil de resistir, o intestino fica mais preguiçoso e tem aquela sensação de estar bem saciada mesmo comendo pouco, pois esses também são indícios de uma possível gestação. O que provoca esses sintomas é um hormônio chamado progesterona que tem a ação aumentada na gravidez.

Manchas na pele

Na gravidez, a mulher acaba tendo um aumento da produção de melanina e isso acontece logo nos primeiros dias da concepção. Algumas mulheres percebem a alteração na cor dos mamilos que ficam mais escuros.

Inchaço das mamas

As mamas ficam aumentadas e isso é possível sentir por volta da sexta semana da fecundação. O local fica mais sensível e inchado, semelhante ao que acontece quando o ciclo está para descer.

Cólicas e sangramentos

No comecinho da gestação, os sintomas são semelhantes ao período pré-menstrual. Isso acontece por causa do processo de aumento do útero e da vascularização que acontece para nutrir o bebê.