Estudo afirma: é isto que acontece quando pai e mãe cuidam dos filhos juntos

Pais que compartilham os cuidados com os filhos podem entender melhor os sentimentos uns dos outros.

PUBLICIDADE

Cuidar dos filhos não é uma tarefa fácil, mas é uma missão árdua e prazerosa para os pais que tanto desejaram ter uma criança. No entanto, é fato que o peso maior desses cuidados acaba ficando a cargo da mãe, que em muitos casos fica sobrecarregada com tantas coisas que faz no dia a dia.

O ideal é que o pai esteja junto nessa atividade. Os pais que compartilham os cuidados com os filhos acabam entendendo melhor os sentimentos um do outro. Essa constatação foi comprovada cientificamente por fatores que envolveram até mesmo o estudo do cérebro. Segundo o estudo realizado pela Universidade Tecnológica de Nanyang, que fica em Cingapura, os pais que abraçam juntos os cuidados dos filhos podem ter o cérebro sincronizado. Fato que vai levar a uma melhor paternidade.

Para realizar o estudo, os pesquisadores fizeram a análise da atividade cerebral de 24 pares de mulher e marido em seu córtex pré-frontal, região do corpo que é associada a comportamentos mais complexos e estados emocionais. Os casais preencheram um questionário que perguntava a frequência com que o pai ou a mãe lideravam os cuidados relacionados aos filhos.

Eles também participaram de outras atividades que incluíam a exposição a sons, como risos e choro de adultos e bebês. A atividade foi realizada em duas condições diferentes: juntos e no mesmo ambiente, e também separados em salas e momentos diferentes. O estudo conseguiu descobrir que o cérebro dos casais tinham uma sincronia maior quando ouviam juntos os sons.

Neste caso a sincronia quer dizer que havia atividade cerebral parecida na mesma área do órgão. Essa sincronia constatada entre duas pessoas sugere que os comportamentos e as emoções estão em sintonia. Ainda conforme a pesquisa, passar mais tempo juntos enquanto estão cuidando dos filhos pode auxiliar os casais na criação das crianças.