Três alimentos comuns do dia a dia que provocam insônia e você provavelmente não sabe

A insônia pode ocorrer devido a inúmeros fatores, inclusive por causa do tipo de alimento consumido.

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus tem afetado a vida da sociedade de várias formas. Além da preocupação constante com a doença, algumas pessoas acabaram tendo a rotina totalmente alterada. Inclusive, a qualidade do sono também foi afetada. Muitos não conseguem ter uma noite de sono tranquila e estão tendo insônia.

A insônia pode acontecer por vários fatores, desde preocupações do dia a dia, quadros de estresse, ansiedade, em alguns casos pode ser determinado por algum tipo de medicamento que a pessoa esteja tomando. Motivos crônicos também podem acarretar dificuldades para conseguir dormir.

No entanto, o que muitas pessoas talvez não saibam é que alguns tipos de alimentos podem prejudicar o sono. Então, se você não está dormindo a noite direito e não tem nenhum dos motivos citados anteriormente, é melhor ficar atento as escolhas que faz com a alimentação durante o período noturno.

Esse artigo vai elencar alguns alimentos que prejudicam o sono e por incrível que pareça o café não está nesta lista.

Tomate

Rico em vitamina C, licopeno, ferro antioxidantes, o tomate é um ótimo aliado para a saúde do coração e prevenção de tumores. Contudo, a acidez presente neste alimento acaba aumentando o tempo de digestão, podendo inclusive causar azia. Portanto, o ideal é não consumir molho de tomate ou tomate pelo menos três horas antes de ir dormir.

Hidratos de carbono

A maioria das pessoas aprecia uma boa massa ou mesmo alimentos como pão, batata e arroz. No entanto, eles são cheios de hidratos e amido, extremamente importantes para promover a energia necessária ao organismo. Mas, vale frisar que a energia não é necessária para passar uma noite em claro.

Couve flor

Comer esse alimento a noite não é nada aconselhável. O vegetal favorecer a produção do hormônio do sono, a serotonina, mas em compensação ele possui muita fibra insolúvel e isso acaba prolongando a digestão, fato que impede um sono reparador e tranquilo.