Coronavírus: máscaras devem ser usadas até mesmo dentro de casa, aponta estudo

Esta seria uma das formas de tentar reduzir o número de infectados entre os familiares.

PUBLICIDADE

Nesta pandemia causada pelo novo coronavírus, as máscaras estão sendo usadas pelas pessoas que precisam ir às ruas por algum motivo. Seja para ir ao supermercado, trabalho, drogaria, as máscaras são vistas por toda cidade.

Só que um novo estudo surpreendeu a todos ao sugerir que as pessoas devem usar a máscara também dentro de casa e esta seria mais uma forma de tentar manter os familiares a salvos da Covid-19.

Esse estudo foi publicado nesta última quinta-feira (29), sendo coordenado pela BMJ Global Health.

A pesquisa chegou à conclusão de que usando máscara dentro de casa antes mesmo de ter algum parente infectado, essa atitude pode ser 79% efetiva para ajudar na prevenção da transmissão do coronavírus.

Este estudo confirma que há alto risco de transmissão caseira do vírus antes mesmo do primeiro sintoma. Porém, as medidas preventivas como uso de máscara, desinfecção e distanciamento social em residências podem prevenir a transmissão da covid-19 durante a pandemia“, aponta.

Uma curiosidade é que muitas pessoas acham que em casa basta cuidar da desinfecção dos objetos, porém, esse estudo mostrou que o uso da máscara é até mais efetivo, porém, é difícil encontrar uma casa onde os moradores ficam lá dentro com o objeto cobrindo o rosto.

O problema é que já está sendo difícil convencer a pessoa a usar a máscara em locais públicos, ainda mais quando estão dentro de suas casas. Mas especialistas alertam de que a Covid-19 segue fazendo vítimas, inclusive fatais e que a situação no Brasil é preocupante, por isso é válido ficar atento a todos os meios de proteção.