Presidente do Uruguai pode ter sido infectado pelo coronavírus e entra em quarentena

Após ser submetido a um exame, o presidente do país vizinho ficará isolado aguardando pelo resultado.

PUBLICIDADE

Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, está em quarentena após ter ficado em contato com a diretora do Ministério do Desenvolvimento Social, pois ela foi diagnosticada com o novo coronavírus. Nesta última sexta-feira (29), o escritório da Presidência confirmou a notícia, mas sem dar mais detalhes.

Além do presidente do Uruguai, outras autoridades do país vizinho serão testados hoje para saberem se estão ou não infectados e, enquanto aguardam o resultado, ficarão em quarentena.

O presidente uruguaio, além do ministro da Defesa Nacional e o secretário da Presidência se encontraram no início da semana com a diretora do Mides, em Rivera, cidade que fica na fronteira com o Brasil.

Eles se reuniram justamente para tratarem o fato de que há um surto da Covid-19 naquela região e queriam traçar metas para conter o avanço da doença.

No Uruguai são 816 casos confirmados do novo coronavírus, mas pouco mais de cem apresentaram sintomas da doença e estão precisando de cuidados médicos. Desse total de pacientes, 42 encontram-se em Rivera.

Esta semana o presidente do Uruguai conversou com Jair Bolsonaro e logo em seguida foi anunciado um tratado de ação sanitária binacional justamente na região onde vem surgindo mais casos da Covid-19.

Reunimos a aprovação do presidente brasileiro para aplicar esse tratado e, nas próximas horas, o colocaremos em prática“, disse Lacalle Pou, acrescentando que a preocupação é dos dois países, já que o problema está na fronteira.

Já existem dois postos de controle sanitário migratório na fronteira, mas segundo o presidente uruguaio, pelo menos mais dois serão adicionados na região.