Fiocruz alerta que distanciamento social poderá durar até o ano de 2024

Seria preciso descobrir uma vacina urgentemente para que a situação começasse a melhorar.

PUBLICIDADE

A Fiocruz realizou um estudo e chegou à conclusão de que a restrição parcial e até mesmo o lockdown não impedirão o novo coronavírus de continuar circulando por aí. E tem mais, esse mesmo estudo aponta que se houver relaxamento por parte da população, aumentará o número de contaminados e também de mortos em decorrência da Covid-19.

De acordo com os pesquisadores, se não for descoberta uma vacina ou medicamento capaz de barrar o novo coronavírus, as medidas de distanciamento social precisarão ser mantidas pelo menos até o ano de 2024.

Em relação ao Rio de Janeiro, toda população fluminense ficará em risco se o isolamento social for relaxado. Hoje o Rio já tem mais casos do que a China e também a Índia, sendo um dos estados mais complicados para resolver a questão em todo Brasil.

A Fiocruz divulgou um gráfico onde mostra que o número de infecções em todo Rio de Janeiro continua crescendo, mesmo que de forma desacelerada e compara a situação ao que aconteceu na Itália, onde medidas severas precisaram ser tomadas.

Hoje se debate muito sobre manter as pessoas em casa e prejudicar a economia ainda mais ou liberar os trabalhadores e enfrentar um caos na saúde. A pesquisa da Fiocruz mostrou que as restrições de fato geram prejuízos, porém, a não adoção delas acaba resultando em graves impactos para o sistema de saúde no Brasil.

Outro dado preocupante apontado por este estudo é que o acesso a leitos de UTI é um sério problema em todo Estado do Rio de Janeiro, onde muitos pacientes já estão na fila aguardando uma vaga.