Brasil se aproxima de 30 mil mortes por Covid-19 e Bolsonaro polemiza com ironia

Presidente levou ao ar a sua tradicional live de quinta-feira e falou sobre o coronavírus.

PUBLICIDADE

Os números da Covid-19 no Brasil preocupam. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira (28) mostraram que foram registradas mais de mil mortes nas 24 horas anteriores pelo terceiro dia seguido. O número de óbitos anunciado nesta quinta foi de 1.156. O Brasil já o segundo país com o maior número de casos: 438.238.

No total, o país soma 26.754 mortes e caminha para a marca de 30 mil mortes em decorrência da Covid-19. Nos próximos dias, continuando este crescimento, o Brasil deve ultrapassar alguns países no ranking total de mortes causadas pelo novo coronavírus.

À frente do Brasil no ranking de mortes por Covid-19 estão Espanha (27.119), França (28.665), Itália (33.412), Reino Unido (37.919) e Estados Unidos (101.621). Os números são da John Hopkins. O problema para o Brasil em relação a países como Espanha, França e Itália é que o número de casos por lá está caindo, enquanto no Brasil, a quantidade de óbitos cresce.

Em meio a pandemia e aumento no número de mortes, o presidente Jair Bolsonaro causou polêmica em live nesta quinta-feira. O chefe do Executivo voltou a defender a reabertura do comércio. “Eu espero que a economia volte a funcionar. Eu venho dizendo há 70 dias que temos dois problemas: a vida e o vírus, tá certo, e a questão do desemprego. Estou vendo que alguns estados estão abrindo shoppings com restrição. Teve gente que perdeu material que embolorou”, afirmou o presidente.

Bolsonaro ainda ironizou o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). O presidente afirmou que depois a Polícia Federal passou pelo Rio de Janeiro, o número de óbitos por Covid-19 caiu. Bolsonaro se referia à operação Placebo, que investiga desvio de recursos da saúde em meio à pandemia. “Acho que a PF mata vírus”, ironizou.