Hospital se confunde, troca corpos e mulher é enterrada no lugar de homem com coronavírus

Os familiares sofreram duas vezes, sendo uma por causa da morte e outra pela troca dos corpos.

PUBLICIDADE

Em Campina Grande, na Paraíba, o hospital Pedro I acabou fazendo uma confusão e trocou os corpos de dois pacientes com Covid-19. Nesta última segunda-feira, dia 25, uma mulher foi sepultada na cidade paraibana de Gado Bravo, quando todos imaginavam que um homem de 54 anos é que estava sendo enterrado.

A mulher e o homem morreram o hospital após serem infectados pelo novo coronavírus, só que houve uma troca de corpos. No dia seguinte ao sepultamento, a unidade de saúde descobriu o grave erro e imediatamente informou aos familiares.

Anna Francielly Barbosa, que é secretária de saúde de Gado Bravo, informou que os dois pacientes eram moradores do município e estavam com Covid-19. Como o quadro deles começou a piorar, precisaram ser internados, mas não resistiram e vieram a óbito, conforme apuração do G1.

Os familiares da mulher falecida levaram o corpo dela para ser sepultado, mas no dia seguinte o hospital descobriu que a vítima ainda estava na unidade de saúde. O erro foi descoberto quando um familiar foi reconhecer o corpo.

O hospital fez todo o procedimento e documentação legal para ser feita a troca dos corpos. O pessoal do hospital foi até Gado Bravo pegar o corpo e levaram o dele para a cidade, onde já foi enterrado“, disse a secretária.

Apesar do hospital ter informado sobre o erro, houve uma denúncia e a polícia está investigando o caso. Uma nora da idosa achou melhor denunciar o ocorrido e segundo o BO a vítima se tratava de Rita de Alcântara.

Foi um sofrimento duas vezes saber da morte de um ente querido e só poder enterrar após três dias. Tive um susto e passei mal. Todos estão abalados. Foi um transtorno muito grande“, disse a pessoa que fez a denúncia.

Em Campina Grande, a Secretaria de Saúde já avisou que será instaurado um processo administrativo para descobrir o que realmente aconteceu, para que erros assim não se repitam.