MIS-C: síndrome inflamatória da Covid-19 que causa complicações em crianças

A complicação rara era tida como Doença de Kawasaki está sendo melhor compreendida pelos médicos.

PUBLICIDADE

Desde o começo do mês de abril, vários relatos surgiram pelo mundo sobre complicações do novo coronavírus em crianças. Os pequenos não são considerados grupo de risco para a enfermidade, porém podem ser vetores de disseminação do vírus, já que em muitos casos eles são assintomáticos.

No entanto, crianças que foram infectadas pelo novo coronavírus começaram a apresentar sintomas diferentes e complicações por causa da doença. Uma inflamação intensa e generalizada, que pode ter até mesmo ameaçar órgãos vitais, era tido como uma manifestação atípica da Doença de Kawasaki.

Contudo, as diferenças foram ficando mais evidentes e a síndrome que provoca complicação da Covid-19 em crianças recebeu um nome. Ela foi batizada de síndrome multi-inflamatória sistêmica associada à Covid, ou MIS-C, em sua abreviação feita em inglês. Ainda não existem dados sobre a incidência das complicações. Aliás, nem ela mesma está elucidada, o que se pode afirma é que se trata de uma ocorrência rara e, na maioria dos casos, as crianças tendem a se recuperar bem.

Até o momento, aproximadamente 100 ocorrências foram descritas por estudiosos ou anunciados por profissionais de saúde. Vale ressaltar que foram observados cinco óbitos em virtude da complicação. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu um documento chamando atenção para que os pediatras fiquem atentos para pode detectar precocemente a doença e desta forma tratar o quadro com mais rapidez.

O que é a síndrome multi-inflamatória sistêmica?

É uma resposta exagerada do organismo à infecção causada pelo coronavírus. Para avisar o sistema imunológico que algo não vai bem, os locais atacados acabam liberando uma substancia inflamatória. Quando isso ocorre aos montes, acaba promovendo a inflamação.

Na Doença de Kawasaki, o que também aparenta acontece na MIS-C é um ataque muito intenso dessas células nos vasos sanguíneos. Isso acaba provocando sérios problemas em diversos órgãos do corpo, podendo chegar a graves complicações  como parada cardíaca, lesão renal e acidente vascular cerebral.