Devastada pelo rompimento de represa, Brumadinho registra morte pelo coronavírus

A cidade de 40 mil habitantes tem um novo problema pela frente, que é vencer a Covid-19.

PUBLICIDADE

Brumadinho registrou a primeira morte por Covid-19, a notícia foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A cidade, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte, tem 17 casos confirmados da doença e a população teme que a situação piore por lá.

Para a prefeitura, esse número é bastante expressivo, uma vez que Brumadinho tem 40 mil habitantes. O comércio ficou fechado por duas semanas, mas está reabrindo para serviços essenciais.

No intuito de tentar barrar o avanço da Covid-19 na cidade, a prefeitura proibiu a entrada de turistas em mirantes da cidade, mas não é fácil fazer esse controle, porque muitas pessoas acabam desobedecendo as ordens e encontram um jeito de furar as barreiras.

No dia 25 de janeiro do ano passado, houve o rompimento da barragem em Brumadinho, um dos maiores desastres ambientais do Brasil. A lama levou tudo que encontrou pela frente, destruindo plantações, casas, matando animais e muitas pessoas, deixando a cidade toda arrasada.

Centenas de pessoas morreram e muitas ficaram desaparecidas em meio à lama. A pousada Fazenda Nova Estância foi totalmente destruída, nela havia 35 pessoas no momento em que a lama chegou arrastando tudo.

Brumadinho foi extremamente prejudicado pelo rompimento desta barragem e vinha se recuperando aos poucos, agora a cidade volta a ser castigada. O comércio precisa ficar fechado, o turismo é suspenso e ninguém sabe quando tudo voltará ao normal.

Empresários não sabem quanto tempo conseguirão manter suas empresas fechadas e os trabalhadores temem que, em breve, uma nova onda de desemprego atinja a cidade, já tão sofrida.