Coronavírus: ‘Daqui a pouco passaremos a ter diariamente o dobro de casos’, diz secretário de saúde de MG

Em Minas Gerais, a Covid-19 continua avançando e fazendo novas vítimas.

PUBLICIDADE

Carlos Eduardo Amaral, secretário de Saúde de Minas Gerais, disse que d”aqui a pouco passaremos a ter diariamente o dobro de casos”, se referindo ao avanço do novo coronavírus pelo estado. “Daqui a pouco passaremos a ter diariamente o dobro de casos“, disse Carlos Eduardo Amaral.

O secretário deu uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (27), onde afirmou que é até natural esse aumento de casos dentro de uma pandemia. Na manhã de hoje, o boletim epidemiológico divulgado pela SES revelou que Minas Gerais já tem mais de 8 mil casos confirmados do novo coronavírus e que o número de mortos já é de 240.

Para Marcelo Cabral, secretário adjunto em Saúde, o pico da pandemia causada pela Covid-19 deverá ser mesmo no dia 10 de junho, mas não quis falar sobre as projeções de casos confirmados e nem do número de mortos.

Ontem, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Ramalho, chegou a admitir que há subnotificação de casos em Minas. Só que o governador alegou através de uma nota enviada à imprensa que “não existe subnotificação no estado relacionados a casos sintomáticos e suspeitos de Covid-19”.

Alguns especialistas acreditam que há muito mais casos de contágios e mortes por Covid-19 do que vem sendo anunciado pelas autoridades mineiras.

O problema de não mostrar o número real, ou o mais próximo possível disso, é que a população pode pensar que a pandemia está sob controle no estado e acabar relaxando os cuidados. Sendo assim, as medidas de prevenção ainda prevalecem, tal como a recomendação da quarentena.