Conheça as 8 maiores pandemias que a humanidade atravessou em sua existência

O mundo já atravessou algumas pandemias ao longo da história da humanidade; entenda como aconteceu.

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus tem preocupado a população no mundo inteiro. A doença que surgiu na China no final do ano passado mudou a rotina da sociedade. Infelizmente, muitas vidas têm sido perdidas em virtude da enfermidade.

O que muita gente não sabe é que o mundo já passou por algumas pandemias ao longo da história. Considerando uma escala de gravidade, a pandemia de uma determinada doença é tida como o pior dos cenários, pois é algo que acaba se estendendo a níveis globais.

Uma pandemia indica a disseminação contínua e massiva de uma doença infecciosa, que se espalha por várias regiões do planeta de maneira simultânea. Esse artigo vai relembrar algumas pandemias que a humanidade já passou ao longo de sua existência.

Gripe Suína H1N1

Surgiu em 2009 e ganhou status de pandemia quando foram registrados casos da enfermidade nos seis continentes do planeta. A crise começou no México e acabou se espalhando por mais de 75 países em três meses. É estimado que a doença tenha matado entre 150 a 570 mil pessoas no mundo.

AIDS/HIV

O HIV, vírus que é causador da AIDS, foi identificado pelos cientistas em 1976, na República do Congo. Desde 1981, acredita-se que a pandemia tenha provocado a morte de mais de 36 milhões de pessoas no mundo. Apesar da cura não ter sido encontrada, o vírus não é mais considerada uma sentença de morte como antigamente. Os tratamentos que estão a disposição permitem que o doente possa ter uma vida normal.

Gripe de Hong Kong H3N2

O auge da pandemia foi no ano de 1968 e provocada pelo vírus Influenza cepa H3N2. Apesar de apresentar uma taxa de mortalidade baixa, essa pandemia matou mais de um milhão de pessoas no mundo.

Gripe Asiática N2N2

A origem dessa pandemia ocorreu na China no ano de 1956, e durou até 1958. Não se sabe exatamente o número total de pessoas que morreram por causa do vírus. Contudo, a OMS estima que seja aproximadamente 2 milhões de pessoas no mundo.

Gripe Espanhola H1N1

A pandemia infectou mais de um terço da população do mundo e provocou entre 20 a 50 milhões de mortes no planeta. A taxa de mortalidade do vírus foi uma das maiores já vistas. A gripe ficou conhecida por também atacar jovens adultos saudáveis e não somente idosos e pessoas doentes.

Pandemia de Cólera

Surgiu na Índia e matou mais de 800 mil pessoas no país antes de se espalhar pelo mundo. No ano de 1923, os casos eram constantes entre os indianos, porém, tinham reduzido bastante.

Gripe Russa

Os primeiros casos apareceram no ano de 1889 em três lugares distantes, porém, o crescimento rápido da população em áreas urbanas contribuiu para a propagação. Estima-se que um milhão de pessoas perderam a vida por causa da pandemia.

Peste Negra

Também chamada de Peste Bubônica, a enfermidade devastou a Europa, Ásia e África, provocando a morte de aproximadamente 200 milhões entre os anos de 1346 a 1353. Sua origem teria ocorrido na Ásia e se espalhou por outros locais através de pulgas que viviam em ratos. Os animais eram comuns nos navios mercantes.