Coronavírus: ‘começar a nos preparar para a próxima pandemia’, diz Nobel de Economia, Robert Shiller

Segundo especialista econômico, as coisas podem se agravar ainda mais após pandemia.

PUBLICIDADE

Robert J. Shiller recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2013. Na época, foi considerado por muitos como um inovador, pois conseguiu incorporar elementos da psicologia na pesquisa econômica. Shiller também foi pioneiro na análise da volatilidade do mercado financeiro, preços de ativos e até bolhas especulativas.

Pouco antes da pandemia do novo coronavírus, ele chegou a publicar um material falando sobre a forma como as histórias viralizam e chegam a impulsionar eventos econômicos. Ele, que também é professor na Universidade Yale, deu uma entrevista à BBC News Mundo e, na ocasião, falou sobre como a atual economia têm afetado a vida de todos e influenciado os mercados.

Robert J. Shiller fez análises preocupantes sobre o mundo após a pandemia do novo coronavírus e, em determinado ponto da entrevista comentou: “A pandemia é mais poderosa que um terremoto no sentido de gerar preocupação e ansiedade nas pessoas. E essa ansiedade pode durar muito tempo“.

Quando questionado sobre quais lições a humanidade deve aprender em termos econômicos com tudo que está acontecendo, Shiller respondeu: “A primeira é que as pandemias são reais e devemos começar a nos preparar para a próxima pandemia. Quando as pessoas começarem a viajar novamente, os viajantes vão espalhar a pandemia pelo mundo“.

Shiller também disse que é preciso ter bons governos, capazes de responder a tempo quando problemas assim surgirem para que os efeitos sejam menos desastrosos. Para o professor, todo presidente precisa ser um verdadeiro administrador para que, nestas horas, saibam tomar as decisões certas.