Alerta: coronavírus é só a ‘ponta do iceberg’, afirma cientista sobre o que está por vir

A pesquisadora explicou que é preciso fazer alguma coisa, agora, para impedir que algo pior venha depois.

PUBLICIDADE

Shi Zhengli é uma pesquisadora chinesa, que se especializou em transmissões virais oriundas de morcegos. E um alerta feito por ela deixou o mundo preocupado. Em uma entrevista para a CGTN, a cientista afirmou que o novo coronavírus é só a ‘ponta do iceberg’ do que deve ser enfrentado muito em breve.

Se queremos impedir que os seres humanos sofram com o próximo surto de doenças infecciosas, precisamos avançar com antecedência para conhecer esses vírus desconhecidos, transportados por animais selvagens na natureza; e dar avisos antecipados“, explicou Shi Zhengli.

Para ela, o importante é que sejam feitos muitos estudos sobre os vírus, porque outro surto poderá vir depois desse e o mundo estará bem mais debilitado do que agora. Ela foi apelidada pela imprensa de ‘mulher morcego’, justamente porque se dedica quase que exclusivamente a pesquisas envolvendo os mamíferos.

Outros especialistas estão preocupados com uma nova pandemia após a Covid-19, porque os países terão que começar a retomada de sua economia muito em breve; e economistas acreditam que será preciso alguns anos até que as coisas voltam ao normal. Se, nesse período, vier uma outra pandemia como esta da Covid-19, muitos países terão bem mais dificuldade para proteger sua população.

A cientista chinesa acredita que, estudando esses vírus, é possível elaborar medicamentos antes mesmo que eles comecem a se espalhar; e assim ficaria mais fácil lidar com a situação. Para a ‘mulher morcego’, se tais estudos forem ignorados, a humanidade poderá pagar um alto preço.