in

É fake que vídeo mostre um homem enterrado vivo dado como morto pelo coronavírus

Um vídeo que circula nas redes sociais foi gravado em janeiro de 2019 no Acre.

Reprodução
Publicidade

O 1News Brasil desvendou mais um fake news que se espalha pela internet nesta semana. Trata-se de um vídeo de um homem saindo de dentro de um túmulo com a ajuda de policiais.

A publicação que se tornou viral no Facebook afirma que o homem foi enterrado vivo devido à Covid-19 para que os balanços de casos fossem equivocadas para mais. 

Muitos internautas replicaram o vídeo com legendas diferentes, algumas sugerem que o homem vivo pediu socorro aos gritos quando foi ouvido por um coveiro que chamou a polícia. A mais famosa garante que o fato aconteceu na Bahia.

Publicidade

É fake que vídeo mostre um homem enterrado vivo dado como morto pelo coronavírus

Segundo informações do G1, o fato ocorreu em janeiro de 2019 na cidade de Taraucá, no Acre. Na verdade, o homem que aparece ser retirado do túmulo não foi porque ele teria sido enterrado vivo e sim, porque o rapaz perdeu o sepultamento do pai.

Publicidade
Publicidade

O homem que aparece no vídeo desorientado vivia em outra cidade e por isso perdeu o velório do pai. Foi então que ele resolveu entrar no local para tentar um último contato com o corpo do ente querido. Nada tem a ver com a pandemia do coronavírus, o homem foi ao local para tentar se despedir do pai, que foi enterrado dias antes. 

À época, o vídeo repercutiu nas redes sociais com a informação correta, mas voltou a ser usado recentemente para disseminar fake news sobre a Covid-19 que assola o Brasil e o mundo. 

Ou seja, o vídeo em que um homem aparece sendo retirado de um túmulo por policiais não está ligado ao coronavírus.

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade
Monique Rossini

Escrito por Monique Rossini

Formada em pedagogia em 2011, comecei a atuar como redatora há 4 anos. Hoje, como gestora empresarial de uma multiplataforma de jornalismo independente, produzo conteúdo sobre o que sou fã. Séries, músicas e tudo que envolve o mundo pop estão entre os assuntos recorrentes. Faça contato comigo: monique1news@gmail.com