in

Superbactérias deverão chegar após a pandemia do novo coronavírus e situação pode agravar

A chegada da Covid-19 trouxe uma série de problemas para o mundo todo e os especialistas continuam buscando uma saída.

ElPais
Publicidade

O novo coronavírus surpreendeu o mundo todo e especialistas tiveram que travar uma batalha contra um inimigo desconhecido. Só que o uso excessivo de antibióticos em pacientes com Covid-19 poderá piorar a situação.

Os antibióticos são usados para o tratamento de infecções, mas acabam criando superbactérias, além de antimicrobianos, segundo informou o BMJ, um periódico científico do Reino Unido.

A pandemia do novo coronavírus nem acabou e já tem muitos cientistas preocupados com o que irão fazer quando isso acontecer, pois terão um novo e grave problema pela frente.

Publicidade

De acordo com a publicação do BMJ, não há como saber a forma que esta pandemia do novo coronavírus afetará os níveis gerais de resistência antimicrobiana, porém, mais de 70% dos pacientes receberam tratamento antimicrobiano. O curioso é que menos de 10% tiveram coinfecção bacteriana ou fúngica.

Publicidade
Publicidade

Nos Estados Unidos, o consultor científico sênior de resistência a antibióticos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, disse que desde o início desta pandemia do novo coronavírus que vem sendo registrado um aumento preocupante no uso de antibióticos.

Dawn Sievert explicou que houve um aumento de exposição aos ambientes hospitalares, além dos procedimentos invasivos, além de um aumento o uso de antibióticos e isto aumentaria o surgimento de patógenos super resistentes.

Para Sylvia Lemos, infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia, o surgimento de superbactérias após esta pandemia já é uma preocupação de toda comunidade científica.

Sylvia ainda fez um alerta: “Tínhamos protocolos para o uso adequado de antibióticos, mas agora o protocolo é salvar vidas, é a nossa prioridade. No médio e longo prazo teremos que nos preocupar com a resistência das bactérias aos medicamentos”.

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade
Russel

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br