Superbactérias deverão chegar após a pandemia do novo coronavírus e situação pode agravar

A chegada da Covid-19 trouxe uma série de problemas para o mundo todo e os especialistas continuam buscando uma saída.

PUBLICIDADE

O novo coronavírus surpreendeu o mundo todo e especialistas tiveram que travar uma batalha contra um inimigo desconhecido. Só que o uso excessivo de antibióticos em pacientes com Covid-19 poderá piorar a situação.

Os antibióticos são usados para o tratamento de infecções, mas acabam criando superbactérias, além de antimicrobianos, segundo informou o BMJ, um periódico científico do Reino Unido.

A pandemia do novo coronavírus nem acabou e já tem muitos cientistas preocupados com o que irão fazer quando isso acontecer, pois terão um novo e grave problema pela frente.

De acordo com a publicação do BMJ, não há como saber a forma que esta pandemia do novo coronavírus afetará os níveis gerais de resistência antimicrobiana, porém, mais de 70% dos pacientes receberam tratamento antimicrobiano. O curioso é que menos de 10% tiveram coinfecção bacteriana ou fúngica.

Nos Estados Unidos, o consultor científico sênior de resistência a antibióticos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, disse que desde o início desta pandemia do novo coronavírus que vem sendo registrado um aumento preocupante no uso de antibióticos.

Dawn Sievert explicou que houve um aumento de exposição aos ambientes hospitalares, além dos procedimentos invasivos, além de um aumento o uso de antibióticos e isto aumentaria o surgimento de patógenos super resistentes.

Para Sylvia Lemos, infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia, o surgimento de superbactérias após esta pandemia já é uma preocupação de toda comunidade científica.

Sylvia ainda fez um alerta: “Tínhamos protocolos para o uso adequado de antibióticos, mas agora o protocolo é salvar vidas, é a nossa prioridade. No médio e longo prazo teremos que nos preocupar com a resistência das bactérias aos medicamentos”.