Coronavírus: casos no Brasil podem ser até 7 vezes maiores do que número oficial

A situação no país está complicada, mas na verdade as coisas podem ser piores do que vem sendo mostrado.

PUBLICIDADE

O Brasil já tem mais de 374 mil casos confirmados do novo coronavírus e o número de mortes chegou a 23.473, sendo que só nas últimas 24 horas foram mais de 800 óbitos. Esses números divulgados pelo Ministério da Saúde são impressionantes, mas a situação no país pode ser bem pior do que tem sido mostrado.

Um estudo coordenado pela Ufpel – Universidade Federal de Pelotas, realizado em 133 cidades, levou vários pesquisadores para as ruas e eles coletaram o sangue da população e também fizeram algumas perguntas.

O objetivo desta pesquisa é descobrir a real porcentagem da população que foi infectada pela Covid-19 e o tamanho da subnotificação, e os dados apontam que os números podem ser até 7 vezes maior que o oficial.

Já existia a suspeita de que o Brasil não estava conseguindo mostrar o que realmente está acontecendo em relação ao número de infectados e óbitos pela Covid-19, mas este estudo provou que a situação é realmente drástica.

Mais de 25 mil pessoas foram entrevistadas nas 133 cidades pesquisadas, sendo que em pelo menos 90 municípios mais de 200 testes foram realizados.

Os pesquisadores solicitaram que esses dados não sirvam como base para todo o Brasil, mas que sejam usados apenas para provar que é grande o número de subnotificação em cada região, sendo que o norte é onde a situação é mais preocupante.

As diferenças observadas entre as cidades confirmam duas coisas. Primeiro, que há várias epidemias em diferentes estágios no Brasil. Segundo, que a Região Norte tem o cenário epidemiológico mais preocupante do país hoje“, informou o epidemiologista Pedro Hallal, que também é reitor da Upel.