in

Bebês que nascem por meio de parto cesárea têm maior chance de desenvolver duas doenças

O estudo apontou que bebês que nascem por parto cesárea têm maiores chances de desenvolverem 2 tipos de doenças.

Divulgação/bebemamae
Publicidade

A maternidade é um sonho para muitas mulheres. Durante o período gestacional muitas decisões importantes precisam ser tomadas na linda jornada de nove meses. Uma delas é a escolha do tipo de parto da futura mamãe. Na verdade, o ideal é sempre o parto normal, mas nem sempre as mulheres podem ter os filhos desta forma.

Algumas fatores implicam nessa escolha, sendo necessário saber se mãe e bebê tem boas condições de saúde. Contudo, uma pesquisa realizada pelo Instituto Karolinska em Estocolmo na Suécia trouxe uma revelação surpreendente sobre o assunto. De acordo com o estudo, os bebês que nascem através da cesariana têm maiores chances de desenvolver autismo e transtorno de déficit de atenção.

O estudo analisou 61 pesquisas que foram feitas em 119 países envolvendo cerca de 20 milhões de crianças. Foi observado pelos estudiosos que as crianças que nascem através da cesárea tem 33% mais chances de desenvolver autismo. Além disso, 17% tem maior risco de desenvolver transtorno de déficit de atenção.

Publicidade

É importante frisar que apesar do risco 33% maior na cesariana, as chances de uma criança desenvolver autismo ainda são baixas em ambos os tipos de parto. Conforme o estudo, os pequenos que vêm ao mundo por meio de parto normal tem 0,8% de chance de desenvolver da doença.

Publicidade
Publicidade

Por fim, a pesquisa chegou a conclusão de que as cesarianas tem uma associação a maiores riscos de desenvolvimento de autismo e o transtorno de déficit de atenção. Isto é independente do tipo de cesariana a qual a mulher é submetida, agendada ou de emergência. Tianyang Zhang, uma das cientistas que participou da pesquisa fez questão de ressaltar ainda é necessário que haja mais estudos para que se consiga entender a associação.

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade
Shyrlene Souza

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.