Silvio Santos sofre duro golpe após acusação de erotizar crianças e indenização milionária vem à tona

O MPF acusa o apresentador e a emissora por promoverem a erotização de crianças entre sete e dez anos de idade.

PUBLICIDADE

Silvio Santos, um dos maiores apresentadores da TV brasileira, por algumas vezes, já esteve envolvido em polêmicas relacionadas a atitudes consideradas machistas. Em 2018, durante a apresentação de Claudia Leitte no Teleton, o dono do SBT fez um comentário infeliz em relação ao aspecto físico da cantora, que visivelmente ficou constrangida.

Nesta segunda-feira (25), Silvio sofreu, de forma concreta, a consequência de atitudes semelhantes com a que teve em relação à cantora. O Ministério Público Federal (MPF), ingressou com uma ação contra o apresentador e sua emissora, objetivando o recebimento de uma indenização milionária.

A ação está relacionada com um quadro em específico do apresentador, chamado Concurso de Miss Infantil, responsável por fazer com que o programa virasse alvo de dois inquéritos, abertos em outubro do ano passado. De acordo com as alegações do MPF, não só Silvio Santos, mas também a emissora, promoveram uma exibição erotizada das crianças participantes.

Os participantes do quadro, na época, eram menores de idade, tendo entre sete e dez anos. O MPF também destaca a forma com que o apresentador dialogava com as crianças, fazendo comentários de cunho inapropriado para suas idades.

O responsável pela ação, Camões Boaventura, procurador da República, ainda ressaltou que a forma como o quadro é apresentado chega a violar as regras sobre comunicação social estabelecidas na Constituição Federal. Além disso, Boaventura disse que a imagem das crianças acaba sendo exposta ao ridículo: “A veiculação do programa que expõe crianças a situações vexatórias, sexualizando, erotizando e ridicularizando sua imagem […]”.

A indenização milionária pedida na ação pelo MPF, quantificada em R$ 1 milhão de reais, será direcionada para um fundo voltado à proteção de crianças e adolescentes, o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA). Outro pedido da ação, relaciona-se com a exibição de um programa educativo sobre a vulnerabilidade das crianças.