É fake que governador foi para Angra em meio à quarentena

Mais de 20 mil pessoas compartilharam publicação fake sobre o governador do Rio no Facebook.

PUBLICIDADE

Em combate às fake news, fomos buscar informações sobre uma publicação que se tornou viral sobre o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que dizia que ele foi para Angra dos Reis para passear em meio à quarentena.

Com mais de 20 mil compartilhamentos, a publicação usa uma imagem de Witzel almoçando enquanto passeia no município turístico do Sul Fluminense. “Governador em Angra e vocês: “Fique em casa””, diz a legenda da publicação que continua sendo compartilhada em grupos no Facebook.

É fake

A imagem usada na publicação falsa foi tirada no dia 4 de maio de 2019, quando o governador esteve na cidade como parte dos seus trabalhos oficiais do cargo. Na foto, também aparecem Fernando Jordão, o prefeito da cidade, ou seja, o registro foi feito bem antes do coronavírus se tornar uma pandemia.

Para tentar amenizar a disseminação da desinformação, o governador enviou uma nota oficial sobre o assunto e frisou que não se deslocou para fora da capital desde o início da quarentena da Covid-19. “O governador não realizou qualquer viagem desde que foram decretadas as medidas restritivas para o enfrentamento do novo coronavírus no estado”, diz um trecho do comunicado.

Ele também esclarece que enquanto esteve com o vírus, se manteve em isolamento no Palácio Laranjeiras como orientado pelos especialistas. 

Por tanto, é fake a publicação que circula nas redes sociais com a mensagem de que o governador do Rio furou a quarentena para passear em Angra dos Reis. Viu algo duvidoso por aí? Nos avise, que checamos para você!