Coronavírus: vacina de baixo custo e com tecnologia inovadora já começa a ser testada

A esperança do mundo é que seja lançada o quanto antes uma vacina capaz de proteger as pessoas da Covid-19.

PUBLICIDADE

Já começou a ser testada na Tailândia uma vacina contra o novo coronavírus e a expectativa é que ela possa estar disponível até o final do ano que vem. Os responsáveis por esse projeto informaram que esta vacina já vem sendo testada em macacos e em breve estarão conferindo os resultados.

Mais de cem pesquisas vem sendo feitas no mundo todo e pelo menos oito já estão em fase de testes em humanos, segundo informou a OMS – Organização Mundial da Saúde.

A diretora do Centro Tailandês de Pesquisa sobre Primatas, comentou sobre a pesquisa em andamento no país: “Esperamos produzir uma vacina que será comercializada a um preço mais acessível (do que na Europa ou nos Estados Unidos)”.

Os testes em ratos foram positivos e agora começaram a aplicar as vacinas em um grupo de 13 macacos. A equipe vem trabalhando no desenvolvimento desta vacina em parceria com a Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos.

A vantagem desta vacina é que ela é baseada em uma tecnologia de ponta que até hoje não foi usada: RNA mensageiro que transporta o código genético do DNA para as células.

Esse novo método é capaz de levar ao organismo uma série de informações genéticas que é preciso para que seja acionado preventivamente a proteção contra o novo coronavírus.

Essa tecnologia também vem sendo usada na vacina que a sociedade americana de biotecnologia Moderna está desenvolvendo, a qual o governo norte-americano investiu 500 milhões de dólares.

Se os testes em macacos apresentarem resultado positivo, até outubro já começam os testes em humanos. Essa vacina, se realmente vier a proteger as pessoas da Covid-19, deverá ter sua tecnologia fornecida a países pobres da região, entre eles o Laos, Camboja e também Mianmar.