Coronavírus: uma simples entrega pode contaminar toda família; dicas para se proteger

Para se proteger da Covid-19 é preciso tomar cuidado com tudo que entra dentro de casa.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas estão ficando em casa na esperança de que assim evitarão ser infectadas pelo novo coronavírus, o problema é que elas acabam fazendo compras e quando a encomenda chega o vírus pode encontrar uma brecha e infectar toda família.

Um infectologista da SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia, afirmou que ficar em casa ajuda, mas não garante que a pessoa ficará livre de ser contaminada, uma vez que o isolamento não é absoluto.

Muitas vezes um membro da família precisa ir até à porta receber uma encomenda, seja uma conta de luz ou água, alimentos ou entregas feitas pelos Correios. Para o infectologista a melhor forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus é reduzindo a chance de contaminação através de um grupo de medidas: isolamento social, usar máscara ao sair, não levar as mãos ao rosto e desinfectar tudo que entra na casa.

“Nós ‘coronamos’ em casa. Uma loucura. Desci para buscar uma comida e acho que foi no elevador”, disse a atriz Claudia Raia ao contar que a família foi infectada pelo novo coronavírus e isto mostra o quanto é arriscado receber uma simples encomenda.

Por isso é importante usar máscaras sempre que for atender alguém e quando entrar em casa lave muito bem as mãos. Quando comprar alimentos, é importante retirá-los da embalagem assim que recebê-los. Coloque o alimento em um recipiente próprio e lave as mãos novamente.

Se o supermercado entregar as compras, os cuidados precisam ser redobrados porque cada produto deve ser higienizado de forma diferente. Frutas, verduras e legumes devem ficar em uma mistura de água sanitária com água comum pelo menos por 20 minutos e depois ser lavado com água em abundância.

Alimentos embalados não precisam ser higienizados, mas a embalagem precisa. Use álcool em gel 70% para limpar latinhas, embalagens de batata palha, biscoito e assim por diante.