Urgente: EUA proíbe entrada de pessoas vindas do Brasil e Trump faz anúncio histórico

Qualquer estrangeiro que tenha passado 14 dias no Brasil não poderá ingressar no país, com algumas exceções.

PUBLICIDADE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu a todos neste domingo, 24 de maio, ao publicar um decreto que proíbe a entrada de brasileiros no país. Pessoas que estão no Brasil, mesmo não sendo oriundas do país, também estão vetadas nos Estados Unidos. As informações foram confirmadas pelo portal de notícias G1.

A motivação do decreto é em virtude do coronavírus. A América do Sul é considerada o novo epicentro da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O decreto de Donald Trump surpreende especialmente porque o presidente americano é considerado um aliado de Bolsonaro. Além disso, os Estados Unidos são hoje o país com o maior número de casos e mortos por coronavírus no mundo. O Brasil é o segundo país. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já tinha dito no começo de maio que podia tomar essa medida, impedindo assim que o coronavírus pudesse se alastrar ainda mais. “Não quero que as pessoas venham aqui e infectem o nosso povo”, chegou a dizer Donald Trump ao falar sobre o tema, que tomou as manchetes de sites do mundo inteiro. 

O comunicado de Trump de hoje foi emitido pela Secretaria de Imprensa da Casa Branca. Os Estados Unidos tem hoje mais de 100 mil mortos por coronavírus. O Brasil tem pouco mais de 22 mil falecimentos por conta da mesma doença. 

“A ação de hoje irá garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país. Essas novas restrições não se aplicam aos voos comerciais entre os EUA e o Brasil”, disse o comunicado ao falar sobre o assunto, como mostra o portal de notícias da TV Globo.