Jogo entre Liverpool e Atlético causou mais de 40 mortes por coronavírus, aponta estudo

A partida foi realizada em um momento em que as pessoas deveriam ficar confinadas em casa.

PUBLICIDADE

Liverpool e Atlético de Madrid se enfrentaram pelas oitavas de final na Liga dos Campeões da Europa. O jogo foi realizado no dia 11 de março e um estudo recente feito pela Edge Health aponta que esta partida teria sido responsável pela morte de 41 pessoas pela Covid-19.

O estudo foi publicado no The Sunday Times neste domingo, dia 24, e serve de alerta para o mundo todo. Um grupo de especialistas que estão analisando dados para o Serviço Nacional de Saúde britânico acredita que o jogo entre Liverpool e Atlético de Madrid resultou em 41 mortes que aconteceram após 30 dias em média depois da partida.

Esse foi um dos últimos eventos esportivos realizados na Grã-Bretanha antes que todas as atividades fossem suspensas por tempo indeterminado por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Neste jogo, cerca de 50 mil torcedores compareceram ao Anfield, que é a casa do Liverpool. Outras 3 mil pessoas foram até lá para apoiarem o Atlético, eles viajaram até a Grã-Bretanha um pouco antes do governo da Espanha decretar estado de emergência em todo país, fechando bares, escolas e o comércio de um modo geral.

O time espanhol venceu a partida de virada na prorrogação, por 3 a 2, indo para as quartas de final na Liga dos Campeões, só que agora dezenas de famílias não têm nada para comemorar, pois lamentam as mortes de seus entes queridos.

Autoridades inglesas e espanholas reconheceram que esse jogo foi um dos grandes erros nesta pandemia e que o jogo jamais deveria ter sido realizado. Jurgen Klopp, técnico do Liverpool, chegou a dizer que a ida dos jogadores ao estádio para o jogo foi algo ‘criminoso’.