Novo vírus pode infectar celulares dos brasileiros e ‘acabar com a vida’ de muita gente

Em tempo de pandemia é preciso ficar atento também aos vírus digitais, pois eles causam grande prejuízo.

PUBLICIDADE

A empresa de segurança virtual ESET identificou um aplicativo na loja Google Play que está mirando os brasileiros e que pode acabar com a vida de muita gente após infectar o celular, pois consegue fazer uma limpeza na conta bancária da vítima.

Esse aplicativo se chama Defensor ID e sua promessa é deixar o celular mais seguro, porém, o resultado era justamente o inverso. Lançado em fevereiro desse ano e tendo recebido uma atualização no início desse mês, o tal APP já não se encontra mais disponível na loja do Google, após um alerta emitido pela ESET.

Foi descoberto que esse malware tinha um alto poder de destruição, sendo capaz de limpar uma carteira de criptomoedas e até mesmo a conta bancária da pessoa que o usasse em seu smartphone, podendo ainda sequestrar contas de redes sociais ou de e-mail.

Escondendo suas funções maliciosas, esse aplicativo conseguiu se infiltrar na loja do Google. O APP removeu algumas funcionalidades perigosas, mas deixou uma: poder abusar do serviço de acessibilidade no celular do usuário.

Após a instalação desse aplicativo, ele pede para a pessoa habilitar o serviço de acessibilidade do celular e, tendo esta autorização, suas funcionalidades maliciosas estavam totalmente liberadas.

A loja do Google tem um sistema para detectar esses truques usados por criminosos, mas não conseguiu descobrir a verdadeira intenção desse APP. Graças ao ESET, o alerta foi acionado.

O desenvolvedor desse malware era GAS Brazil, o que indica que esse vírus virtual estava visando os brasileiros.