Guarda compartilhada na pandemia: tire todas as suas dúvidas sobre o assunto

A guarda compartilhada durante a pandemia é uma grande dúvida entre ex-casais.

PUBLICIDADE

As medidas de distanciamento e isolamento social continuam válidas em todo o Brasil por conta da pandemia mundial do novo coronavírus. Essas ações devem ser levadas ainda mais a risca, quando o país figura como o segundo colocado dentre os países com maior número de casos confirmados da doença.

Se essas medidas já não são tão fáceis assim entre pais que estão casados, elas ficam ainda mais difíceis para pais separados ou divorciados, que mantêm a guarda compartilhada de seus filhos.

Eles precisam pensam em alternativas para continuar vendo as crianças, ainda mais considerando que elas podem não entender o que está acontecendo. Porém, essas estratégias devem ser tomadas expondo-se o menos possível.

Nesta ida e vinda da criança de uma casa para outra, alguns cuidados devem ser tomados para protegê-la da contaminação. “É recomendado fazer o uso da máscara de pano ou de algodão, e lavá-la diariamente”, aponta a Dra. Loretta Campos, pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A médica frisa o fato de que é expressamente recomendado tirar os sapatos assim que chegar da rua, bem como colocar itens que não serão usados dentro de casa, em uma caixa própria que fica próxima à saída da residência. Todos os objetos que forem permanecer dentro do imóvel, devem ser higienizados, dando preferência ao álcool de 70%. Essa é uma das medidas essenciais para evitar a propagação da doença dentro de casa.

Agora, de acordo com o professor Rodrigo Montoro, a lei em vigência não determina como as partes devem fazer durante a pandemia da doença, porém é dita que havendo qualquer alteração, o acordo pode e deve ser revisto o quanto antes. Ele ressalta que o bom senso deve prevalecer, assim como o bem-estar da criança ou adolescente.