Jornal Nacional é acusado de ‘fraudar’ depoimento médico para causar pânico: ‘mentiroso’

JN exibiu depoimentos médicos sobre pandemia de coranavírus, mas médica se disse induzida a falar de forma generalizada.

PUBLICIDADE

A crise imposta pela pandemia do novo coronavírus têm mexido com os ânimos no Brasil, que, além de enfrentar a doença, ainda vive um momento delicado na política. Para os brasileiros, esta divisão política está nítida, uma vez que as redes sociais encontram-se divididas frente às suas convicções sobre os governantes.

Com isso, um embate sobre quais são as melhores formas de combater a Covid-19 se instaurou, deixando a população um tanto quanto preocupada com os resultados que cada decisão pode acarretar.

De um lado, alguns defendem que a quarentena seria a melhor alternativa, visando não sobrecarregar o sistema de saúde e assim poder oferecer um melhor tratamento aos infectados. Do outro lado, alguns defendem a retomada das atividades ecônomicas, com certas precauções, afim de se evitar um colapso financeiro no país.

Frente a isso, um detalhe chamou a atenção dos internautas nesta sexta-feira, 22 de maio. Acontece que o Jornal Nacional vem trazendo em sua programação os depoimentos de vários médicos pelo país, que relatam suas dificuldades e sua luta na linha de frente contra o coronavírus.

Contudo, um dos depoimentos acabou sendo desmentido, e o Jornal Nacional passou a ser acusado de ‘fraude’ e ‘mentiroso’ por internautas e autoridades. O depoimento em questão é da médica Laíze, de Paraíba do Sul, que relatou ao Jornal Nacional a situação de colapso do sistema de saúde em que trabalha. Ela fala da perda de pacientes, falta de material de proteção e o sofrimento dos profissionais de saúde da região.

No entanto, a Prefeitura de Paraíba do Sul logo tratou de desmentir publicamente a médica. Em nota oficial, o Hospital identificado na série como onde a médica atua e a prefeitura local dizem que o relato da profissional não corresponde a verdade, ressaltando ainda que esse tipo de atitude só produz transtornos.

“O HOSPITAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE esclarece à população Sul Paraibana que a médica Laize não pertence ao quadro médico do HNSP, assim como seu depoimento veiculado no Jornal Nacional não corresponde à verdade”, diz trecho da nota.

A médica também se pronunciou através do Facebook, e disse que, ao ser solicitado seu depoimento, somente te pediram para falar de forma generalizada sobre a situação. Veja o vídeo da médica logo abaixo.

Cidade em Foco

MÉDICA QUE CONCEDEU ENTREVISTA À REDE GLOBO EXPLICA QUE NÃO SE REFERIU AO HNPSNa noite desta sexta-feira (22), a doutora Laize, concedeu uma entrevista ao Jornal Nacional e falou sobre seus medos como profissional na linha de frente nessa pandemia. Durante sua participação, deu a entender que a falta de equipamentos de EPI para a proteção de médicos e enfermeiros, estaria ocorrendo no HNPS . A direção do hospital da cidade de Paraíba do Sul se manifestou por meio de nota."O HOSPITAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE esclarece à população Sul Paraibana que a médica Laize não pertence ao quadro médico do HNSP, assim como seu depoimento veiculado no Jornal Nacional não corresponde à verdade. ⁣⁣O HNSP com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa de médico infectologista contratado pela Prefeitura, implantou Protocolos de última geração, que tem apresentado sucesso absoluto, não tendo sido identificada qualquer contaminação de profissionais de Saúde, apesar de vários atendimentos a pacientes contaminados. Da mesma forma, o fornecimento de EPI a todos os profissionais da saúde é normal, desde as primeiras notícias de disseminação do vírus, antes mesmo da confirmação dos casos. O fornecimento de EPI é a partir de apoio do governo municipal, que NUNCA faltou. ⁣⁣Depoimentos deste tipo só resultam em transtornos às pessoas envolvidas no combate à epidemia na cidade. Uma lástima, uma inverdade que condenamos. ⁣⁣Cristóvão Rocha ⁣Vice Provedor da INSP."

Posted by Cidade em Foco – Telejornalismo on Friday, May 22, 2020

Nas redes sociais, muitos internautas se revoltaram com a situação e passaram a acusar o jornalístico de tentar causar pânico na população. 

“Fraude. Isso é fraude. Como o ‘JN’ pode exibir um depoimento mentiroso desses?”; “Querem deixar as pessoas mais em pânico do que estão? Para que servem essas mentiras?”; “A própria médica desmentiu a falta de equipamentos. O que a Globo quer como isso? Como vou acreditar nos outros depoimentos?”, foram alguns dos comentários.