Comer e não engordar? Cientistas podem ter descoberto gene da magreza

A possibilidade de comer sem culpa pode estar bem próxima de ser real depois de descoberta incrível.

PUBLICIDADE

A obesidade é um dos fatores mais preocupantes na modernidade e apesar do que muitos acreditam, ela não está ligada apenas a ingestão descontrolada de alimentos calóricos. Algumas pessoas são geneticamente predispostas a ficarem gordinhas e, por isso, devem cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos para manter um corpo saudável e magro. 

Solução da obesidade? Cientistas podem ter descoberto gene da magreza

Em contrapartida, existem pessoas com o IMC muito baixo, seus corpos são extremamente magros, mesmo que seus hábitos alimentares sejam totalmente deturpados. Você deve conhecer uma pessoa desse jeito. Ela come muito fast food, exagera no refrigerante, não se incomoda com a quantidade de doces que ingere e, mesmo assim, seu manequim é tamanho P e essa pessoa não precisa fazer exercícios para ter barriga de tanquinho.

Cientistas descobriram que isso não é apenas uma questão de sorte, e sim um gene da magreza que existe em certas pessoas e consegue manter esse ser magro independente do que coma. A pesquisa foi feita com a população da Estônia. Foram analisados cerca de 47 mil materiais genéticos e eles encontraram diferença em um gene encontrado em pessoas extremamente magras e pessoas normais.

Testes em ratos deram certo

Apesar de a pesquisa ainda ser preliminar, essa pode ser uma possível solução para os milhares de casos de obesidade em pessoas de todo o mundo e consequentemente, a elevação da autoestima das pessoas. 

Um teste para avaliar o gene ALK foi feito em ratos. Os cientistas pegaram uma população de ratos e alimentaram todos com lanches de Mc Donald’s. O resultado foi surpreendente, os ratos normais engordaram durante o experimento, já os ratos com o gene, continuaram magros. Em breve, esse estudo será realizado em humanos e se funcionar poderá ser a solução para a obesidade.