in

10 coisas que são muito comuns e aumentam os riscos de câncer

Alguns hábitos podem ser extremamente prejudiciais à saúde e provocar doenças como câncer.

Divulgação/Curapelanatureza
Publicidade

Cuidar da saúde é essencial para ter uma boa qualidade de vida. Portanto, é importante evitar comportamentos que possam causar condições médicas perigosas, sendo uma delas o câncer. Infelizmente, nem todos os hábitos que podem levar a essa doença são óbvios.

O ideal é manter uma alimentação equilibrada, atividade física e ter hábitos de vida saudáveis. Além disso, é importante estar atento às coisas que você faz que podem acabar elevando o risco de desenvolvimento desse tipo de doença.

Veja a lista de algumas dessas coisas que podem acabar causando o desenvolvimento da enfermidade.

Publicidade

Conviver com fumantes

O tabaco pode provocar vários tipos de câncer, inclusive o de pulmão. Portanto, se você é fumante é melhor repensar esse hábito tão prejudicial. Se você procura ser uma pessoa educada e permite que fumem ao seu lado é melhor repensar, pois a fumaça do cigarro libera diversas toxinas; e 70% delas podem causar câncer. Ser fumante passivo é muito prejudicial e pode causar câncer de pulmão em pessoas adultas e elevar os riscos de câncer de mama.

Publicidade
Publicidade

Obesidade

A gordurinha extra acaba produzindo mais estrogênio e outros tipo de hormônios que estimulam o crescimento e proliferação das células. Por isso, quanto mais as células se dividem, maior a chance de desenvolvimento do câncer.

Fator idade

Um a cada quatro casos de câncer é diagnosticado entre os 60 a 74 anos. Nenhum tipo de alimento ou nutriente vai proteger da desta doença, mas ter uma dieta variada rica em frutas, vegetais e legumes auxilia muito na redução dos riscos do câncer.

Permanecer muito tempo sentado

Pessoas que ficam muito tempo sentadas em uma mesa de trabalho ou na frente da TV são parte do grupo de risco. Segundo uma pesquisa realizada na Alemanha, uma pessoa que gasta duas horas extras sentadas tem o risco aumentado de câncer de cólon em 8%, de endométrio em 10%, pulmão em 6%. Isso mesmo que a pessoa pratique exercícios.

Não caminhar o suficiente

A caminhada é um exercício simples e pode ser feito pela maioria das pessoas. Caminhar meia hora por dia, entre três e cinco dias por semana, já é o suficiente para ter os benefícios para o corpo.

Dormir na frente da televisão

Ficar exposto a essa luz artificial durante a noite pode elevar os riscos de um tumor maligno na próstata e na mama.

Uso de bebida alcoólica

Para quem não sabe, a ingestão de álcool também é uma causa de câncer, podendo desencadear alguns tipos de tumor maligno, entre eles o de esôfago, cabeça e pescoço, fígado, estômago e mama.

Churrasco ou carne muito bem passada

Se você gosta de carne bem passada é preciso tomar alguns cuidados. O calor gerado provoca hidrocarbonetos e heterocíclicas que vão causar alteração no DNA e elevam o risco de câncer.  Experimentos realizados em laboratório apontaram que fritar ou fazer churrasco com a carne pode causar câncer de pâncreas, próstata e cólon.

Fator genético

Se algum familiar próximo, como pai, mãe ou irmãos, tiveram câncer antes de 45 anos, pode ter associação com fator genético.

Exames de raio-X e mamografia em excesso

A maioria das pessoas tem noção do quanto esses exames emitem radiação, algo que provoca câncer. A verdade é que quanto menos for submetida a esse procedimento é melhor para a saúde.

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade