35% dos brasileiros consideram Bolsonaro culpado por mortes de Covid-19

Governadores também aparecem na lista, mas bem abaixo do presidente da República.

PUBLICIDADE

A situação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não é das melhores, de acordo com pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisa nesta sexta-feira (22). O instituto realizou um levantamento em que ouviu 2.258 pessoas de todos os estados. As entrevistas foram feitas por telefone entre os dias 15 e 19 de maio. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, significando que de 100 pesquisas, 95 teriam o resultado igual a esse.

Bolsonaro vem adotando uma postura firme no sentido de reabrir o comércio. Desde o início da pandemia, o presidente da República vem sendo criticado por parte da sociedade pela forma como tem agido. Algumas declarações de Bolsonaro causaram polêmica e ajudaram a prejudicar sua imagem em meio a pandemia.

O levantamento do Paraná Pesquisas mostra que para 35,1% dos brasileiros, Bolsonaro é culpado pelas mortes decorrentes da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os governadores aparecem na segunda posição, com 12,7%. A própria população aparece na terceira posição, com 9,4%.

Em meio a pandemia, Bolsonaro entrou em atrito com os governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Houve acusações de ambos os lados. Tanto Doria quanto Witzel se elegeram em seus estados como aliados de Bolsonaro. 

Em seguida, aparecem a opção todos (6%), Supremo Tribunal Federal (5,6%), prefeitos (4,1%), China (4%), deputados federais e senadores (3,2%), o vírus (2,1), todos os políticos (1,7%), outras citações (1,2). O levantamento mostrou ainda que 6,8% não sabem que é o maior responsável e 8,1 respondeu que ninguém.